Numa ação conjunta entre o Governo de Pernambuco e a Neonergia, foi inaugurada uma nova subestação em Petrolina nessa quinta-feira, 30. O empreendimento faz parte do plano de investimento de R$ 5,1 bilhões firmado entre as duas instituições para o quinquênio 2024-2028. A Subestação Petrolina III recebeu um aporte de R$ 21,4 milhões, com objetivo de assegurar mais qualidade, confiabilidade e estabilidade no fornecimento de energia para 85 mil pessoas.
Estiveram presentes na solenidade de inauguração, o prefeito do município, Simão Durando; a governadora Raquel Lyra; o diretor de Relações Institucionais da Neonergia, João Paulo Rodrigues; e o presidente da Neonergia, Saulo Cabral.
Construída em uma área de 1,8 mil m², a Subestação Petrolina III é uma das mais modernas da Neoenergia no país. A unidade possui uma capacidade instalada de 26,6 MVA e inicialmente está ligada a uma linha de subtransmissão e cinco circuitos de média, que reforçarão o sistema elétrico. Uma segunda linha de alta tensão será energizada e mais cinco circuitos devem ser construídos.
A unidade tem equipamentos de ponta e automação que permitem o monitoramento e sua gestão de forma remota, diretamente do Centro de Operações Integradas (COI) da Neoenergia, em Recife.