TAMBAU
TAMBAU CAT - 2

Dia do Rei Pelé e mais: A incrível história do maior jogador de futebol da história!

Dia do Rei Pelé e mais: A incrível história do maior jogador de futebol da história! - Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, é o maior artilheiro do planeta, ganhou três Copas do Mundo e foi eleito pela FIFA como o maior jogador de futebol de todos os tempos.

Por Portal Jonet Brasil em 10/07/2024 às 08:45:44

Dia do Rei Pelé e mais: A incrível história do maior jogador de futebol da história! -

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, é o maior artilheiro do planeta, ganhou três Copas do Mundo e foi eleito pela FIFA como o maior jogador de futebol de todos os tempos. Com um talento quase sobrenatural reconhecido mundialmente, o Atleta do Século ganhou uma bela e justa homenagem no Brasil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, no dia 2 de julho de 2024, a lei que cria o Dia do Rei Pelé, a ser celebrado em 19 de novembro, mesma data em que o Rei marcou o milésimo gol.

Na galeria, aproveitamos para relembrar feitos impressionantes do maior jogador e ídolo brasileiro. Confira os muitos recordes, títulos e conquistas do Rei do futebol!

© Getty Images

1 / 35

A estreia no Santos e o primeiro gol -

Em junho de 1956, com apenas 15 anos, Edson Arantes do Nascimento assinou contrato com o Santos. Pelé estreou na equipe sênior em setembro contra o Corinthians de Santo André. Na partida, ele marcava o seu primeiro gol em competições profissionais.

© <p>NL Beeld</p>

2 / 35

Número 10 -

Pelé jogou pelo Santos de 1956 a 1974, vestindo a camisa número 10. O craque mineiro, nascido na cidade de Três Corações, ganhou o mesmo número na seleção brasileira.

© <p>Getty Images</p>

3 / 35

Seu primeiro jogo internacional -

A primeira partida internacional do jogador em ascensão foi contra a Argentina em 7 de julho de 1957, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O Brasil perdeu de 2 a 1. Nesse jogo, Pelé marcou seu primeiro gol pelo Brasil, aos 16 anos. Até hoje, ele continua sendo o artilheiro mais jovem do país.

© <p>NL Beeld</p>

4 / 35

Copa do Mundo de 1958 -

Com 17 anos e 249 dias, Pelé se tornou o craque mais jovem a participar de uma final da Copa do Mundo. O Brasil venceu a Suécia por 5 a 2 em Estocolmo e levou a taça.

© <p>NL Beeld</p>

5 / 35

Emoção no primeiro título de campeão mundial -

O jovem Pelé chora no ombro do goleiro Gilmar depois que o Brasil vence a final da Copa do Mundo de 1958. O craque marcou dois dos cinco gols do Brasil.

© <p>Public Domain</p>

6 / 35

Copa do Mundo de 1962 -

Em Viña del Mar, Chile, Pelé posa com duas torcedoras alguns dias antes das quartas de final do Brasil com a Inglaterra. O jogador não participou da partida e ficou fora do restante da competição depois de se machucar em disputa na primeira rodada contra a Tchecoslováquia. Mesmo com o ídolo fora de campo, o Brasil ganhou a Copa do Mundo de 1962.

© <p>Getty Images</p>

7 / 35

Maior goleador da história do futebol -

Junto ao Santos e New York Cosmos, o craque brasileiro marcou 650 gols em 694 partidas da liga. Desse total de gols, 643 foram só com a camisa santista.

© <p>Getty Images</p>

8 / 35

Maior ídolo do futebol brasileiro -

Pelé ainda é considerado o maior goleador de todos os tempos da seleção brasileira. Foram 77 gols em 91 jogos.

© <p>NL Beeld</p>

9 / 35

Copa do Mundo de 1966 -

Pelé se machuca durante confronto do Brasil contra Portugal. O português Eusébio, outra lenda do futebol, tenta ajudar o astro brasileiro.

© <p>NL Beeld</p>

10 / 35

O time dos sonhos da Copa de 1970! -

A seleção brasileira da Copa do Mundo de 1970 é considerada por muitos comentaristas esportivos como o melhor time de futebol da história. Em pé (da esquerda para a direita): Carlos Alberto, Brito, Wilson Piazza, Félix, Clodoaldo, Everaldo, Mário Zagalo (técnico). Agachados (da esquerda para a direita): Jairzinho, Roberto Rivelino, Tostão, Pelé e Paulo Cézar. No registro, faltou Gérson.

© <p>NL Beeld</p>

11 / 35

Copa do Mundo de 1970 -

Na final da Copa do Mundo de 1970, no México, o Brasil venceu a Itália por 4 a 1, e Pelé conquistou sua terceira medalha em um Mundial. Foto: Pelé e o goleiro italiano Enrico Albertosi.

© <p>NL Beeld</p>

12 / 35

Tricampeão! -

Com os companheiros de equipe, Pelé celebra a vitória do Brasil erguendo a taça de campeão da Copa do Mundo de 1970.

© <p>Getty Images</p>

13 / 35

Museu Pelé -

O jogador costa-riquenho Joel Campbell tira uma selfie com estátua do Rei durante visita ao Museu Pelé, em Santos.

Inaugurado em 2014, o museu conta com uma coleção de 2.400 objetos, entre eles, pertences pessoais do lendário jogador.

© <p>Getty Images</p>

14 / 35

Recordista -

Segundo o Guinness World Records, Pelé continua sendo o jogador de futebol com mais gols na carreira - foram 1.279 tentos em 1.363 jogos. Aqui, o brasileiro é visto comemorando depois de marcar o primeiro gol de partida contra a Itália na final da Copa do Mundo de 1970, no México.

© <p>Reuters</p>

15 / 35

Ele também cantava e escrevia músicas -

Curiosamente, a música também teve um espaço importante na vida da lenda do futebol. O craque começou a compor músicas e tocar violão na época em que jogava pelo Santos para passar o tempo durante as longas temporadas em hotéis por causa do clube. Algumas de suas canções foram inclusive gravadas por astros da música brasileira, a exemplo de Elis Regina e Jair Rodrigues.

© <p>Getty Images</p>

16 / 35

O 1000º gol -

Em 19 de novembro de 1969, Pelé fez história no futebol ao marcar o milésimo gol da carreira durante partida contra o Vasco, no estádio do Maracanã.

© <p>Getty Images</p>

17 / 35

Homenagem dos Correios -

Esse feito histórico de Pelé até ganhou selo comemorativo!

© <p>Public Domain</p>

18 / 35

Um autógrafo para o presidente dos EUA -

Pelé autografa bola de futebol para o presidente dos EUA, Richard Nixon, na Casa Branca em 1973, dois anos antes de ingressar no time New York Cosmos.

© <p>Public Domain</p>

19 / 35

A estreia no futebol dos Estados unidos -

Em 10 de junho de 1975, Pelé fez sua estreia no New York Cosmos. Seu primeiro jogo foi contra o Dallas Tornado. A partida foi transmitida para 22 países e contou com a cobertura de mais de 300 jornalistas de todo o mundo.

© <p>NL Beeld</p>

20 / 35

Aposentadoria do futebol -

Pelé também foi o camisa 10 do New York Cosmos. O número inclusive foi 'aposentado' pela equipe após o último jogo de Pelé, em outubro de 1977. Curiosamente, a despedida do craque do futebol foi em uma partida de exibição contra o Santos.

© <p>Public Domain</p>

21 / 35

Filme 'Fuga para a Vitória' (1981) -

O craque brasileiro também teve uma carreira de ator. Pelé se juntou ao elenco deste filme sobre a Segunda Guerra Mundial em que prisioneiros de campo nazista jogam uma partida de futebol contra um time alemão.

Estrelado por Sylvester Stallone e Michael Caine, 'Fuga para a Vitória' (1981) também contou com outros jogadores profissionais, incluindo Bobby Moore (1941–1993), capitão da equipe da Inglaterra na Copa do Mundo de 1966.

© <p>NL Beeld</p>

22 / 35

Troféu Jules Rimet -

Pelé beija uma réplica do troféu da Copa do Mundo Jules Rimet. O Brasil levou a taça em 1970. No entanto, o prêmio original foi roubado a primeira vez em 1966, mas foi recuperado. Novamente, em 1983, foi alvo dos bandidos e nunca mais foi recuperado.

© <p>Getty Images</p>

23 / 35

Jogador do Século -

Em 1999, Pelé foi eleito o Jogador do Século pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).

© <p>NL Beeld</p>

24 / 35

Pelé recebeu título até da Rainha Elizabeth II -

Pelé posa para fotos na 10 Downing Street durante visita a Londres em 2011. A lenda doou uma camisa de futebol ao primeiro-ministro David Cameron e conheceu crianças envolvidas com a instituição de caridade da Street League. Em 1997, ele recebeu um título de cavaleiro honorário da Rainha Elizabeth II em uma cerimônia no Palácio de Buckingham.

© <p>NL Beeld</p>

25 / 35

Lançamento de filme nos EUA -

Em 2016, Pelé e a esposa Marcia Aoki marcam presença na estreia de 'Pelé: Nascimento de uma Lenda' durante o Tribeca Film Festival, em Nova York. Aoki é a terceira esposa do Rei do Futebol.

© <p>Getty Images</p>

26 / 35

Autobiografias -

O ex-jogador publicou várias autobiografias, que ele divulgou com entusiasmo em todo o mundo.

© <p>NL Beeld</p>

27 / 35

Máscaras em tributo à lenda! -

Torcedores brasileiros prestam homenagem ao Rei do Futebol durante jogo da Copa do Mundo. Pelé é considerado o maior ídolo do futebol brasileiro.

© <p>NL Beeld</p>

28 / 35

Embaixador da Boa Vontade -

Desde que pendurou as chuteiras, Pelé viajou pelo mundo como embaixador da Boa Vontade da UNESCO. Aqui, ele participa do Fórum Econômico Mundial para a América Latina, que aconteceu em São Paulo.

© <p>Reuters</p>

29 / 35

Incentivando novos talentos no esporte -

Pelé passou grande parte de sua vida pós-esporte incentivando novos talentos, incluindo mulheres. Aqui, ele participa de evento em Copenhague, na Dinamarca, promovendo o futebol feminino.

© <p>NL Beeld</p>

30 / 35

Saúde fragilizada -

O presidente russo Vladimir Putin e o ídolo argentino Diego Maradona posam com Pelé, antes do sorteio final da Copa do Mundo de 2018. Foi durante esse evento que o brasileiro foi fotografado usando uma cadeira de rodas em público.

© <p>Getty Images</p>

31 / 35

'Constrangido' -

Em abril de 2019, Pelé foi fotografado chegando ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Em fevereiro de 2020, seu filho Edinho disse que o pai só conseguia caminhar com a ajuda de um andador e que por isso 'não quer sair, se expor, estar na rua, fazer praticamente nada que tenha que sair de casa. Está muito acanhado, recluso'. O ex-craque do futebol estava com problemas no quadril há vários anos. Algumas de suas últimas aparições foram feitas em uma cadeira de rodas.

© <p>Getty Images</p>

32 / 35

CR7 supera Pelé em número de gols por partidas oficiais -

Em março de 2021, Cristiano Ronaldo superou Pelé em número de gols por partidas oficiais e o Rei do Futebol o parabenizou. O craque português chegou aos 770 gols na carreira, ultrapassando os 767 feitos por Pelé em jogos oficiais. "Eu te admiro muito, adoro te ver jogar e isso não é segredo para ninguém. Parabéns por quebrar o meu recorde de gols em partidas oficiais. A minha única lamentação é não poder te dar um abraço hoje. Mas deixo essa foto em sua homenagem", disse Pelé.

© <p>Getty Images</p>

33 / 35

Morte -

Pelé estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, e já não respondia mais ao tratamento de quimioterapia contra os tumores no pulmão. O câncer foi descoberto em setembro de 2021. A doença começou, segundo a equipe médica, no cólon e se espalhou para o fígado e pulmão. O ex-jogador também teve Covid-19, ronco pulmonar e insuficiência cardíaca antes de ser internado. Pelé morreu no dia 29 de dezembro de 2023, aos 82 anos.

© <p>Getty Images</p>

34 / 35

Uma lenda em todo o mundo -

Pelé ainda é aclamado como um dos melhores jogadores da história. Sir Bobby Charlton, ídolo do Manchester United e membro da equipe vencedora da Copa do Mundo de 1966, declarou: "Às vezes, sinto que o futebol foi inventado para esse jogador mágico".

© <p>NL Beeld</p>

35 / 35

Fonte: Notícias ao Minuto

Tags:   Esporte
Comunicar erro
Q BOM
MEGA 2
marana

Comentários

rossi2
BETA mercadinho
TV JONET BRASIL