noticias201 Seja bem vindo ao nosso site JOSÉ ORLANDO!

Brasil

STJ derruba tese de “racismo reverso” em que homem branco acusava negro

Publicada em 05/02/25 às 08:59h - 2 visualizações

Fonte: CNN


Compartilhe
Compartilhar a noticia STJ derruba tese de “racismo reverso” em que homem branco acusava negro  Compartilhar a noticia STJ derruba tese de “racismo reverso” em que homem branco acusava negro  Compartilhar a noticia STJ derruba tese de “racismo reverso” em que homem branco acusava negro

Link da Notícia:

STJ derruba tese de “racismo reverso” em que homem branco acusava negro

Por unanimidade, a 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que não há injúria racial contra brancos. Os ministros seguiram o entendimento do relator, Og Fernandes.

A tese do “racismo reverso” foi analisada no caso de um homem branco que acusava um negro de injúria racial em razão da cor de sua pele. Pela lei brasileira, o crime de injúria racial é equiparado ao de racismo.

Os ministros concluíram que uma pessoa branca não pode ser vítima de racismo. Com isso, o pedido do réu foi aceito, determinando que o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) não julgue o caso com base no argumento de racismo reverso. Apesar da falta de embasamento, o TJ-AL vinha insistindo em levar o julgamento adiante.

O caso

O homem negro havia sido denunciado pelo Ministério Público de Alagoas (MP-AL) por injúria contra um italiano branco, casado com sua tia. A situação ocorreu na cidade alagoana de Coruripe.

O réu trocou mensagens com o italiano, afirmando que ele possuía uma cabeça “branca, europeia e escravagista”. De acordo com a defesa, feita pelo Instituto do Negro de Alagoas, isso ocorreu após negócios frustrados entre os dois. O homem negro teria trabalhado sem receber do branco, que também teria prometido parte de um terreno e não cumprido o acordo.

A Defensoria Pública da União (DPU) alegou a impossibilidade da existência de “racismo reverso”. Segundo a DPU, a Lei de Racismo tem o objetivo de proteger grupos sociais historicamente discriminados por sua própria existência, não sendo possível incluir nela pessoas que pertencem a grupos historicamente privilegiados.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55)87996032783

Visitas: 7057
Usuários Online: 88
Copyright (c) 2025 - JOSÉ ORLANDO - Portal Jonet Brasil Notícias - Jonet Brasil - CNPJ nº 58.980.249/0001-90
Converse conosco pelo Whatsapp!